segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vírus HPV, Verruga e Câncer

O HPV é um vírus que pode ser transmitido de uma pessoa para outra durante a relação sexual. A maior parte de homens e mulheres entra em contato com este vírus logo que começam a ter relações sexuais, porque este vírus é muito comum, está disseminado na população e costuma não provocar sintomas.

Existem mais de 100 tipos de lesões causadas pelo HPV, sendo que alguns, como os tipos 6 e 11, são responsáveis pelo maior número de casos de verrugas nos genitais. Outros, como os tipos 16 e 18, não provocam lesões aparentes, mas podem agredir o colo do útero (colo do útero é a parte do útero que fica dentro a vagina) e levar até ao câncer. É possível também a ocorrência de câncer de pênis.

Mesmo as pessoas que não apresentam sintomas podem transmitir o HPV para outras pessoas. Além disso, o HPV pode ficar silencioso no corpo por vários anos e em algum momento, principalmente quando a resistência fica baixa, como em situações de estresse, por exemplo, se manifestar.

Por isso são comuns situações difíceis de explicar, como quando uma mulher descobre que tem o HPV e seu parceiro sexual não tem nenhum sintoma. Neste caso, não é possível saber com certeza quem transmitiu a infecção, nem se a origem foi em algum relacionamento anterior, etc.

O tratamento do HPV é feito de acordo com o tipo de lesão. Se ele provocar verrugas, o tratamento consiste em eliminar as verrugas com medicamentos ou pequenas cirurgias. As verrugas são incômodas, pouco estéticas, mas não provocam câncer. As verrugas podem aparecer tanto em mulheres quanto em homens. Já se a manifestação do HPV for uma doença no colo do útero, ou do pênis, o tratamento será especializado para o estágio da doença.

No quesito prevenção, é importante usar camisinha em todas as relações sexuais, para evitar o contato com o vírus. Hoje em dia também existem vacinas para prevenção dos tipos mais comuns do HPV. A vacina está recomendada para meninas de 09 a 26 anos de idade.

Apesar de poder ser aplicada para adolescentes e jovens que já iniciaram as relações sexuais, a proteção máxima da vacina é para as que ainda não iniciaram, porque ainda não tiveram contato com nenhum tipo de HPV. Ainda não há recomendação de vacina para homens.

Apesar da seriedade do assunto, não há motivos para pânico. O câncer de colo do útero e o câncer de pênis são doenças que se instalam lentamente. As melhores formas de prevenção para as mulheres são: o uso da camisinha, a vacina e o exame preventivo (também conhecido como Papanicolaou). O exame preventivo deve ser feito por todas as mulheres que já iniciaram as relações sexuais.

Com este exame, é possível saber se há alguma manifestação do HPV, e tratar as doenças do colo do útero antes que se convertam em câncer. Os homens também precisam se cuidar. Usar camisinha, manter sempre uma boa higiene íntima e procurar um serviço de saúde para fazer exame dos órgãos genitais, pelo menos uma vez ao ano.

Um comentário:

  1. Muito boas as orientações , mas gostaria também que explicasse sobre as lesões NIC que s enão tratadas viram câncer, se podem voltar, a conização desde já obrigada vocÊs são ótimos!!

    ResponderExcluir