quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Características da menopausa

A principal característica da menopausa é a parada das menstruações, o que em geral é precedido por um período de problemas com a menstruação: menstruações mais escassas, hemorragias ou menstruações fora da data esperada. Entre os outros sintomas, um dos que mais incomoda é o calor: ondas de calor que surgem na região do tórax, e sobem para o pescoço e para a cabeça, e que às vezes ocorrem à noite, interrompendo o sono.

As ondas de calor ocorrem em mais de 50% das mulheres que entram na menopausa, e sua frequência diminui para 30% das mulheres, três anos após a suspensão da menstruação.

Apesar disso, os sintomas podem persistir em 16 % das mulheres com 67 anos de idade. Outras queixas comuns são: insônia, irritação, depressão e dor no ato sexual.

O Dr. Marcos Paulo, ginecologista da Clínica BEMFAM, esclarece que "hoje em dia, existem vários tipos de tratamento que podem ajudar a mulher a atravessar esta etapa com uma boa qualidade de vida. Estes tratamentos vão desde a reposição hormonal para as ondas de calor, até o tratamento de doenças como a osteoporose e as dificuldades para relacionamento sexual".

Com o passar do tempo, os sintomas diminuem, o que significa que o corpo da mulher já está adaptado para esta nova fase, sem os hormônios dos ovários. No entanto, como a menopausa coincide com o envelhecimento natural, é muito importante o acompanhamento médico para diagnóstico e tratamento de problemas de colesterol, pressão alta, câncer genital e de mamas.

Cuide-se! Faça seu exame ginecológico anual e informe-se melhor sobre a menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário