quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A importância do Espermograma

Quando um casal tem dificuldade de ter filhos é necessário realizar uma investigação em ambos. Estudos comprovam que em cerca de 50% dos casos há algum problema relacionado ao homem e o principal exame para diagnosticar o problema chama-se espermograma. Através deste exame se avalia a forma, quantidade e qualidade dos espermatozóides e até mesmo se existem infecções.

A fertilidade masculina em alguns países ainda está associada à questão de honra. Muitos homens se envergonham deste problema e o encaram como ‘falta de virilidade’. Em alguns casos, os homens evitam a realização do exame por não desejarem mostrar às suas parceiras a sua dificuldade em engravidá-las. Estes são dogmas que acabam por interferir na felicidade de muitos casais. Por isso, o homem que encontrar este tipo de problema deve procurar orientação médica.

Para a realização do exame é necessário que o homem pratique a masturbação. Para tanto, o exame deve ser realizado em laboratório especializado. Este exame também é visto de forma equivocada por algumas mulheres, que se sentem enciumadas. Isto porque, existe uma sala com material erótico que tende a facilitar a ejaculação do homem. Além disso, existe grande preconceito social no ato de se masturbar, o que dificulta ainda mais a coleta do material.

O homem que necessita fazer o exame deve ficar sem manter relações sexuais ou se masturbar por um período de dois a três dias (abstinência sexual). Os resultados devem ser avaliados pelo médico que está acompanhando o casal.


Fonte: Medcenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário