segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Conhecendo os órgãos genitais masculinos

O sistema reprodutivo do homem é composto por órgãos sexuais externos (glande, pênis e saco escrotal) e internos (testículos, epidídimo, canais deferentes, próstata, vesícula seminal e uretra).

Deferente da mulher, que já nasce com todos os óvulos, o homem passa a produzir espermatozóides na puberdade. Os testículos, que ficam abaixo do pênis dentro do saco escrotal (escroto ou saco), produzem espermatozóides, que são armazenados no epidídimo até ficarem amadurecidos para sua eliminação, na excitação sexual.

Quando o homem se excita, seu pênis se enche de sangue, ficando ereto (duro) e preparado para a ejaculação (gozo). O pênis é um órgão muito importante para o prazer sexual do homem, principalmente quando sua glande (cabeça do pênis), que é bastante sensível, é estimulada.

Na ejaculação, os espermatozóides saem do epidídimo, caminham pelos canais deferentes até alcançarem a uretra, onde se juntam ao líquido produzido pela vesícula seminal e pela próstata. Esses líquidos, junto com os espermatozóides, formam o sêmem ou o esperma, que é eliminado em jato pela uretra, na ejaculação.

Apesar da uretra ser o mesmo canal de passagem do esperma e da urina, no momento em que o homem está ejaculando, há uma válvula que se fecha na bexiga e impede que ele ejacule e urine ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário