segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Método da Amenorréia da Lactação (LAM)

A amamentação é um método anticoncepcional que está ao alcance das mulheres durante os seis primeiros meses após o parto. O Método da Amenorréia da Lactação, LAM evita a gravidez porque, o funcionamento dos ovários é reduzido e não ocorre ovulação.

Quando praticado corretamente, a eficácia do LAM varia de 98% a 99,5%. Para isso, é necessário: que a mulher esteja nos primeiros seis meses após o parto, sem menstruar e praticando aleitamento exclusivo que significa que o único alimento do bebê é o leite materno. Nesta fase não devem ser oferecidos líquidos (água, chás, etc) ou alimentos sólidos.

O LAM tem muitas vantagens, pois a proteção anticoncepcional começa logo depois do parto e não apresenta efeitos colaterais. Se a mulher estiver utilizando a amamentação como método anticoncepcional e o bebê completar seis meses, procure o serviço de saúde para escolher outro método anticoncepcional. Mas continue amamentando!

Existem outros métodos anticoncepcionais que podem ser usados por mulheres que estão amamentando e que não prejudicam nem a mulher nem ao bebê. Amamente seu bebê: é um ato de amor, carinho, respeito e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário