sexta-feira, 6 de agosto de 2010

As mulheres e o HPV

Existe uma associação deste vírus ao câncer de útero e é por isso que para muitas mulheres receber este diagnóstico causa susto. No entanto, não existem motivos para desespero. Existem mais de 70 tipos de HPV (vírus do papilona humano), mas apenas alguns estão relacionados ao câncer uterino. Ainda assim, a doença pode ser tratada e o câncer pode estar relacionado a outros fatores, como: infecções genitais, carências nutricionais, tabagismo, deficiência imunológica, entre outros.

Quando se fala em HPV logo se pensa nas mulheres, mas os homens também são atingidos pela doença. O vírus pode se manifestar na área genital, ânus e na boca. Este vírus é transmitido principalmente pelo contato sexual, embora algumas pessoas não apresentem o sintoma da doença. A mãe também pode transmitir a doença ao recém nascido.

Os sintomas mais comuns da doença são os condilomas, na forma de verrugas, que podem aparecer tanto no homem, quanto na mulher. Nos homens, as verrugas aparecem no pênis ou na região anal. Já nas mulheres, as lesões podem surgir dentro da vagina, no colo do útero, no lado externo da vulva, no períneo, reto e até no interior da bexiga.

Como é um vírus, o HPV não tem cura e sempre que um remédio eficaz é desenvolvido, ele muda sua estrutura e fica imune à substância. O controle médico permite que as lesões fiquem mais graves ou que se transformem em câncer de útero. As verrugas genitais são tratadas com medicamentos químicos e cauterizações, que podem ser por eletrocauterização (cauterização química) e criocauterização (cauterização a frio).


Fonte: Medcenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário