sexta-feira, 30 de julho de 2010

Anticoncepcionais para adolescentes

Métodos anticoncepcionais são os meios usados para evitar gravidez. Existem vários tipos de métodos, mas podemos dividir os anticoncepcionais em dois grandes grupos: aqueles à base de hormônios e os métodos sem hormônios.

Os métodos à base de hormônios são as pílulas, as injeções, o anel vaginal, o adesivo e o implante. Os métodos sem hormônios são os preservativos ou camisinhas, o dispositivo intra-uterino (DIU), a tabelinha, o diafragma e o espermicida.

Cada método tem suas vantagens e desvantagens e a idade, por si só, não é contra-indicação para o uso de nenhum método anticoncepcional. Entre todos os métodos anticoncepcionais, os mais usados pelos adolescentes são: a pílula, a camisinha, a injeção e o coito interrompido.

A Dra. Vânia Petti, ginecologista da Clínica BEMFAM no Cachambi explica que "a pílula é um método muito eficaz, quando usado corretamente. Usar corretamente significa tomar um comprimido por dia, sempre no mesmo horário, e fazendo o intervalo entre as cartelas conforme indicado para cada tipo de pílula. Está ou não indicado para cada adolescente".

Em resumo, há muitas maneiras de se evitar uma gravidez. Muita gente, seja por falta de oportunidade de se consultar, ou por vergonha, acaba usando um método que ouviu falar ou indicado pelo balconista da farmácia. Cada adolescente deve buscar ajuda profissional para escolher o método mais indicado para sua saúde e estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário