sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sobre o teste anti-HIV

As pessoas que se contaminam com o HIV podem permanecer com aparência saudável por vários anos, antes de manifestar as doenças oportunistas (AIDS). Mesmo assim, podem transmitir o vírus para outras pessoas. A única forma de saber quem tem o vírus é através do teste anti-HIV. O teste anti-HIV é um exame de laboratório que mostra anticorpos contra o vírus HIV. Anticorpo é um tipo de defesa que nosso corpo produz para combater infecções, como a causada pelo vírus HIV.

Se uma pessoa faz o teste e tem resultado positivo, deve procurar assistência médica imediatamente e iniciar o tratamento, para que se mantenha resistente contra as doenças oportunistas. No caso das gestantes, como já dito, é fundamental para sua própria saúde e para proteger o bebê. O tratamento é gratuito e só está disponível na rede pública. Quando o resultado do teste é negativo, significa que a pessoa não tem o vírus ou que foi contaminada há menos de três meses (tempo necessário para que os anticorpos contra o HIV apareçam no sangue). Neste último caso, o teste deve ser repetido após três meses.

Onde fazer o teste anti-HIV

O teste anti-HIV deve ser feito por todas as gestantes, pessoas com outras doenças sexualmente transmissíveis (gonorréia, sífilis, HPV e outras) e por qualquer pessoa que se considere em risco para infecção pelo HIV.

O teste pode ser realizado em laboratórios privados ou gratuitamente nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA)

CTA Gaffree e Guinle

Rua Mariz e Barros, 775 – Tijuca tel: 568-4244

CTA Hospital Escola São Francisco de Assis

Av. Presidente Vargas, 2863 – Praça Onze tel: 2293-2255

CTA Unidade Integrada de Saúde Herculano Pinheiro


Av. Ministro Edgar Romero 276/B tel. 3390-0180

CTA Hospital Municipal Rocha Maia


Rua General Severiano, 81 – Botafogo tel. 2295-2095.

Nenhum comentário:

Postar um comentário