segunda-feira, 19 de julho de 2010

Sobre a AIDS

AIDS é uma sigla em inglês, que significa “síndrome da imunodeficiência adquirida”. É uma doença causada pelo vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). O HIV enfraquece as defesas naturais do corpo. Sem as defesas naturais, o corpo fica sujeito à várias doenças, que são chamadas de oportunistas. São doenças oportunistas porque só se manifestam de forma grave naquelas debilitadas por alguma doença (como câncer, por exemplo) ou pelo vírus HIV.

O vírus HIV pode entrar no corpo de várias maneiras, sendo a mais comum através de relações sexuais sem o uso de camisinha. Homens e mulheres podem se contaminar em relações sexuais com penetração na vagina, no ânus e até mesmo no sexo oral. No caso das relações sexuais, a contaminação acontece porque o HIV passa através do sêmen, dos líquidos (umidade) que aparecem quando uma pessoa fica excitada.

Outra forma de contaminação é através do sangue, que pode passar de uma pessoa para outra quando usuários de drogas injetáveis compartilham seringas e agulhas, pelo uso de instrumentos contaminados e recebendo transfusão de sangue contaminado. É importante ressaltar que doar sangue não traz nenhum risco de contaminação. A mulher grávida pode passar o vírus HIV para o bebê durante a gravidez e pela amamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário